segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Eucaristia e os Jovens!

Artigo escrito por Dom Antônio de Sousa, Bispo emérito de Assis

Foi um contato muito alegre e caloroso que tive com os jovens do Colégio Santa Maria da Ressurreição, na quarta feira passada, dia 14. Constatei mais uma vez que os jovens continuam sendo uma fonte de energia e um grande potencial para a renovação de nossa sociedade.
Abordei os alunos do colegial através duma pesquisa, cujo tema era a festa de CORPUS CHRISTI.
A primeira pergunta: "VOCÊ JÁ FEZ A PRIMEIRA COMUNHÃO? CONTINUA COMUNGANDO COM FREQUÊNCIA OU DEIXOU DE COMUNGAR? teve uma resposta acentuadamente positiva. Quarenta e dois fizeram a primeira comunhão. Vinte e nove continuam comungando regularmente. Outros vinte e um alunos não abandonaram a prática da comunhão eucarística, mas passaram a comungar "só quando a consciência está limpa", "quando há uma grande festa", "com pouca freqüência", "de vez em quando". Apenas oito responderam que não fizeram a primeira comunhão.
A segunda pergunta: "VOCÊ ACREDITA QUE CRISTO ESTÁ PRESENTE NA EUCARISTIA? POR QUÊ? TEM FIRMEZA?" Teve quarenta e cinco respostas positivas. Os cinco que responderam negativamente apresentaram suas dificuldades: "momento de vacilação na fé", "não sabe explicar porque não acredita". Os alunos que deram respostas positivas tentaram justificar a sua afirmação com argumentos frágeis emocionais: "a Eucaristia é abençoada", "Deus está em todo lugar", "acredito em símbolos", "sinto que Cristo me ajuda na caminhada", "a Eucaristia é abençoada". Somente três alunos deram resposta exata, afirmando que o fundamento da nossa fé na Eucaristia é a Bíblia à luz do magistério da Igreja.
À pergunta TEM FIRMEZA? Trinta e três alunos responderam positivamente.
À terceira pergunta: "O QUE SE EXIGE PARA SE FAZER UMA BOA E FRUTUOSA COMUNHÃO?" Houve respostas mais variadas, mas bastante corretas. Trinta alunos apontaram a FÉ como principal exigência. Cinco responderam de modo vago. "ESTAR PREPARADO", "TIRAR BOM PROVEITO", "SABER O QUE ESTÁ FAZENDO", "CONCENTRAÇÃO E RESPEITO", "AMOR", "ENTREGA", "VONTADE". Algumas exigências em relação ao próximo: "NÃO TER ÓDIO NO CORAÇÃO", "RESPEITO AOS IRMÃOS". Somente um aluno apontou o sacramento da confissão como necessário para receber a Comunhão; mas quase todos deram a entender que se exige uma consciência limpa ou purificada.
Houve um forte acento na necessidade da paz consigo mesmo e com os irmãos. Insistência também no requisito da consciência clara daquilo que se está fazendo e consciência limpa ou purificada.
A quarta pergunta foi bastante prática: "A EUCARISTIA PODE AJUDAR UM JOVEM A SER FELIZ E SENTIR-SE REALIZADO NO MATRIMÔNIO OU NA VIDA CONSAGRADA"?
Uma excelente resposta: "A Eucaristia sustenta o amor, seja no matrimônio, seja nas outras vocações". Vinte e cinco alunos responderam simplesmente: "AJUDA A SER FELIZ". "AJUDA A SE PREPARAR PARA O MATRIMÔNIO" foi a resposta de trinta e cinco alunos. Um aluno respondeu: "AJUDA MAIS OU MENOS, É O PONTA PÉ INCIAL". Uma resposta muito interessante: "SIM A COMUNHÃO ACOMPANHADA PELO SACRAMENTO DA CRISMA". De fato, o sacramento da crisma, precedida por uma séria e adequada preparação, abre uma nova etapa na vida do jovem, fazendo-o passar duma prática religiosa infantil para uma vida de fé adulta e responsável. Uma crisma bem preparada e assumida é um caminho que se abre para um matrimônio feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário